sexta-feira, 27 de maio de 2011

Carboxiterapia

A carboxiterapia consiste na aplicação de gás carbônico (CO2) através de infusão nos tecidos com pressão controlada.

O gás carbônico é o produto natural do metabolismo após o uso de oxigênio, sendo produzido no organismo diariamente em grandes quantidades e portanto não apresenta alergia ou toxicidade, se usado na quantidade habitual.

A ação da carboxiterapia é baseada em dois mecanismos: Sabidamente um potente vasodilatador, o gás carbônico aumenta o fluxo de oxigênio para os tecidos (pele, gordura) ao melhorar a circulação no local da aplicação. Um tecido melhor oxigenado queima mais gordura, cicatriza melhor, produz mais colágeno.

O segundo mecanismo de ação se deve à distensão da pele pelo gás, isso leva a uma retração do tecido distendido e conseqüente melhora da flacidez.

A aplicação é feita por injeção com agulha muito fina, o que causa pouco desconforto. É comum um ardor na hora da aplicação e leve coceira logo após. O tecido fica pouco distendido por aproximadamente 15 minutos, voltando depois ao seu normal. A quantidade e freqüência das sessões variam conforme o tipo e local do tratamento. Os efeitos são vistos após algumas semanas, quando ocorre a maior produção do colágeno, retração e queima da gordura.

Essa terapia é indicada para o combate de celulite, gordura localizada (ajuda a reduzir medidas), flacidez, estrias, micro-varizes e pré e pós lipoescultura (melhora os resultados evitando fibroses). Por estimular a formação de colágeno e novas fibras elásticas, a terapia também é indicada no tratamento de olheiras e rejuvenescimento corporal e facial.

O tratamento é divido em sessões, normalmente de 10 a 20, variando confome a necessidade de cada organismo. Não é necessário repouso e a pessoa em tratamento retorna às suas atividades normais logo ao final de cada sessão.